XIII Memorial Lima Torres (EXP- Conquista 5 prémios!)

Decorreu no passado dia 12 de Dezembro o XIII Memorial Lima Torres em Barcelos. A EXP- Escola de Xadrez do Porto contou com a presença de 20 jovens participantes e no final o resultado foi avassalador!

Hoje uma referência do concelho de Barcelos, o Engº Lima Torres foi um exemplo de paixão e dedicação ao que mais amamos e adoramos. Decidido por uma vida com significado e com qualidade foi sempre um apaixonado por muitas coisas onde se destacam especialmente a Fotografia e o Xadrez.

Todos os anos realiza-se em Barcelos um torneio em homenagem ao ilustre cidadão barcelense falecido a 16 de Setembro de 2002. No sábado, dia 12 de dezembro de 2015, realizou-se na Escola Secundária Alcaides de Faria o XIII Memorial Engº Lima Torres.

Esta edição deste torneio, organizado pelo Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos, contou desde a primeira hora com o apoio da Academia de Xadrez de Barcelos e com a magnífica colaboração de diversas instituições. Destaca-se o Município de Barcelos, União de Freguesias de Barcelos Vila Boa Vila Frescaínha (São Martinho e São Pedro), Escola Secundária Alcaides de Faria, Associação de Xadrez do Distrito de Braga.

Com 82 inscritos de todas idades e força xadrezista, é o maior torneio realizado no distrito de Braga sem custos de inscrição e sem prémios monetários. Este torneio é aberto a todos os participantes, federados e não federados.

Este tipo de provas são procuradas pelos xadrezistas que se estão a iniciar na modalidade maioritariamente jovens. Esta característica não é por acaso, o homenageado recusou sempre receber qualquer prémio ou troféu. Quando contemplado, o Eng. Lima Torres oferecia a um jovem a possibilidade de o recolher e ficar com ele.

No que ao torneio diz respeito, o vencedor foi o atleta que representa o clube A2D – Didáxis Carlos Novais com 6,5 pontos em 7 possíveis, seguido com os mesmos 6 pontos, de Alexandre Mano e Artur Lemos, ambos do GDR Amigos de Urgeses.

Um destaque para os 34 xadrezistas, na sua maioria jovens do ensino básico de Barcelos. Fruto do trabalho que a Academia de Xadrez de Barcelos tem efectuado junto das escolas e pais do concelho.

Todos os participantes receberam uma lembrança da organização. O já tradicional e emblemático prato que apresenta uma figura de xadrez pintada à mão. Sendo já motivo de colecção pelos participantes que participam no torneio.

Os troféus por escalões e os primeiros classificados, receberam do Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos uma peça do artesão João Ferreira. O galo com coroa de rei, interligou o xadrez e a figura máxima do artesanato barcelense.

Pódio
1º Carlos Novais, Aa Didaxis – A2d, 6.5 pontos
2º Alexandre Mano, GDR Amigos Urgeses, 6 pontos
3º Artur Lemos, GDR Amigos Urgeses, 6 pontos

Classificação por escalões
Sub. 8, 35º Clara Couto, Escola Xadrez Porto, 4 pontos
Sub. 10, 27º Gaspar Couto, Escola Xadrez Porto, 3 pontos
Sub. 12, 29º Tiago Marques, Escola Xadrez Porto, 4 pontos
Sub. 14, 11º Orlando Ribeiro, CX EB 2, 3 João Meira, 5 pontos
Sub. 16, 10º André Pinto, Clube de Xadrez de Braga, 5 pontos
Sub. 18, 4º Ricardo Marques, Escola Xadrez Porto, 5.5 pontos
Sub. 20, 5º Diogo Oliveira Martins, Academia de Xadrez de Barcelos, 5.5 pontos
Feminino, 16º Filipa Pipiras, Escola Xadrez Porto, 4.5 pontos
Veterano, 18º Horácio Barra, Academia de Xadrez de Barcelos, 4.5 pontos

Melhor Barcelense em prova
Mário Eiras


Decorreu no passado dia 12 de Dezembro o XIII Memorial Lima Torres em Barcelos.

A EXP- Escola de Xadrez do Porto contou com a presença de 20 jovens participantes e no final o resultado foi avassalador!

A EXP conquistou 5 prémios e obteve ainda muitos resultados de destaque!

Troféus Conquistados:
Prémio Melhor Feminina: Filipa Pipiras (também melhor Su12);
Prémio Melhor S18: Ricardo Marques (4º Class da Geral);
Prémio Melhor S12: Tiago Marques;
Prémio Melhor S10: Gaspar Couto;
Prémio Melhor S08: Clara Couto.

Destaque ainda:
2º Sub 14: David Justo Rey;
2º Sub 08: João Alcobia;
3º Sub 12: Miguel Sismeiro;
3º Sub 10: David Marçal;
3º Sub 08: Raquel Pires
4º Sub 10: Diana Pires;

Parabéns a todos pelos fantásticos resultados!

Classificação Geral:
https://chess-results.com/tnr199156.aspx?lan=10&art=1&flag=30&wi=821

VEJA AQUI A FOTO GALERIA

Autor: CCCBarcelos AZ
Fonte: interna
Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 2016 - 17:15:24
Comentar Imprimir  |   Voltar...
Tel. 253 815 383 (Chamada para a rede fixa nacional)
Termos de utilização    |    Política de privacidade    |    Política de cookies    |    Resolução Alternativa de Litígios    |    Livro de Reclamações On-line